Equipe:
Responsável: Profa. Dra. Cristiane Soares da Silva Araújo
Auxiliar Agropecuário: Evanildo Moreira da Silva
Auxiliar Agropecuário: Antonio Roberto Ap. São Romão
O Laboratório de Pesquisa em Aves (LPA) é coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Soares da Silva Araújo e conta com um prédio administrativo onde localiza-se sala de docente, sala de discentes, copa e laboratório destinado a aulas práticas. Neste laboratório, também são feitas as pré-misturas de rações bem como análise de qualidade interna e externa de ovos realizada pelo equipamento “Digital Egg Tester”. Ademais, o LPA possui galpões experimentais, fábrica de rações e incubatório.
Galpão Experimental de Poedeiras Comerciais
·Instalação de alvenaria com pressão positiva e nebulizadores;
·80 gaiolas de recria para alojamento de 800 frangas;
·160 gaiolas de produção com capacidade para alojar 1280 galinhas.
Galpão Experimental de Frangos de Corte I e Fábrica de ração
·Instalação de alvenaria com pressão positiva e nebulizadores composto por 60 boxes com capacidade para alojar 720 frangos até a idade de abate;
·Localizado anexo ao galpão de frangos de corte I, há uma fábrica de ração que possui peneira de pré-limpeza, moinho, balanças para pesagem de ingredientes e misturador horizontal com capacidade de 250 kg.
Galpão Experimental de Frangos de Corte II e gaiolas de metabolismo
·Instalação de alvenaria com pressão positiva e nebulizadores composto por 100 boxes com capacidade para alojar 1200 frangos até a idade de abate;
·Anexo a este galpão, há baterias de digestibilidade com 72 unidades experimentais com capacidade para alojar até 504 frangos de corte (1-21 dias) ou frangas de postura (1-35 dias).
Galpão Experimental de Matrizes e Incubatório
·Instalação de alvenaria com pressão negativa e painel evaporativo.
·80 boxes para alojar até 240 matrizes e 40 galos (alojados individualmente). Uso de inseminação artificial para obtenção de ovos férteis.
·Incubatório anexo ao matrizeiro, com sala climatizada para armazenamento de ovos e equipamento de incubação, em estágio único, com capacidade para incubar até 1650 ovos férteis.