O Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) está sediado no Campus Administrativo da USP em Pirassununga/SP , Campus Fernando Costa e foi constituído formalmente em julho de 1997, pela união dos antigos departamentos de Produção Animal (VPA) e Criação de Animais Ruminantes e Alimentação Animal (VCA).

A missão do VNP pode ser sintetizada em quatro diferentes níveis:

1. Contribuir na formação acadêmica e profissional de médicos veterinários e demais profissionais no campo da nutrição e produção animal, em nível de graduação e pós-graduação;
  2. Desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de nutrição e produção animal e colaborar em áreas correlatas;
  3. Proporcionar à comunidade atividades de extensão universitária e serviços relacionados com áreas ligadas a nutrição e produção animal;
  4. Prestar colaboração científica com órgãos públicos e privados no Brasil e exterior na pesquisa, ensino e extensão.

Os principais valores que norteiam a missão do Departamento são: valorização do conhecimento na área de nutrição e produção animal, integração entre pesquisa e ensino, ética profissional e social, valorização do bem estar dos animais, e sustentabilidade do desenvolvimento sócio-ambiental.