Equipe:

Responsável: Profa. Dra Angélica Simone Cravo Pereira

Técnico Agropecuário: Antônio Celso Schimidt

O Laboratório de Pesquisa em Gado de Corte (LPGC), pertencente ao Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), localiza-se no Campus da Universidade de São Paulo (USP), situado em Pirassununga, SP. O laboratório foi inaugurado em 2011 e conta com uma área de 20 hectares, abrangendo todas as fases da produção animal (cria, recria e engorda) além dos sistemas extensivo, semi-intensivo e intensivo. No LPGC temos oito módulos de pastagens, contendo seis piquetes cada e uma estrutura de confinamento ampla e moderna, com vinte baias, área de cocho, bebedouros automáticos e curral para manejo dos animais, para avaliações e eficiência dos animais. Toda a infraestrutura do Laboratório de Pesquisa em Gado de Corte destina-se ao ensino, pesquisa e extensão, com foco na aprendizagem de alunos de graduação, pós-graduação e prática profissionalizante.

MISSÃO

“Conduzir pesquisas, orientar e prover conhecimento científico e prático para contribuir no sistema de produção de bovinos de corte a fim de gerar aumento de lucratividade no Brasil.”

VISÃO

“Compromisso com a qualidade dos dados e conhecimento gerado, na busca de excelência e valorização do nosso trabalho, a fim de se tornar um laboratório de referência para pesquisas na área de produção de bovinos de corte no país, com informações úteis e relevantes para o segmento da cadeia da carne.”

VALORES

“Respeito aos animais, compromisso, ética, responsabilidade social e ambiental, além de disponibilizar resultados de alta confiabilidade. Estimular a capacitação, desenvolvimento do conhecimento e a evolução nas práticas de trabalho em nosso laboratório.”

ATIVIDADES DE ENSINO

Graduação FMVZ

Disciplinas ministradas:

• Produção de Bovinos de Corte;
  • Introdução ao Estudo da Medicina Veterinária em Sistemas de Produção.
  • Melhoramento Animal.
  • Agrostologia e Forragicultura.

PRINCIPAIS ATIVIDADES REALIZADAS

• Parâmetros zootécnicos de produção;
  • Ultrassonografia de carcaça;
  • Manejos de cria, recria e terminação (ou engorda);
  • Cruzamentos industriais;
  • Inseminação artificial e Inseminação artificial em tempo fixo (IATF);
  • Formulações de dietas nutricionais;
  • Análises relacionadas a saúde ruminal;
  • Manejo de pastagens;
  • Clínica veterinária;
  • Manejo sanitário.

ATIVIDADES DE PESQUISA EM PÓS GRADUAÇÃO

• Desempenho, características de carcaça, qualidade de carne, perfil de ácidos graxos, perfil proteico e aspectos moleculares de adipogênese em bovinos Angus X Nelore em diferentes condições sexuais, bovinos Rubia Gallega x Nelore e bovinos Nelore com diferentes potenciais genéticos para deposição de gordura;

• Ação de aditivos homeopáticos sobre o desempenho, saúde ruminal, hepática e qualidade de carne de bovinos Nelore confinados;

• Expressão de genes envolvidos no perfil de ácidos graxos e proteólise post mortem de bovinos Nelore e Rubia Gallega x Nelore;

• Combinação estratégica de ferramentas nutricionais, com vistas a mitigação das emissões de metano entérico e dos dejetos em bovinos: respostas sinérgicas e aditivas.

• Performance evaluation, carcass and meat quality of Nelore heifers indifferent grazing systems as a methane emission mitigation strategy.

• Grazing intensification and integration effects on carcass traits and meat quality in Nellore cattle

LINHAS DE PESQUISA LPGC
1) Avaliação de dados zootécnicos como desempenho, crescimento e desenvolvimento de bovinos terminados em confinamento;
2) Avaliação da qualidade da carne utilizando a ultrassonografia;

3) Avaliação de ingredientes e aditivos alimentares sobre a qualidade e a composição da carne de bovinos.

Redes Sociais: