Equipe:

Responsável: Profa. Dra Angélica Simone Cravo Pereira
Técnico de Laboratório: Simi Aflalo

O Laboratório de Ciência da Carne (LCC), pertencente ao Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), localiza-se no Campus da Universidade de São Paulo (USP), situado na cidade de Pirassununga, SP. O laboratório foi inaugurado em 2014 e conta com dois blocos, sendo eles, um bloco didático e outro destinado aos equipamentos e análises laboratoriais. As atividades do LCC englobam toda a cadeia produtiva de carne, desde a produção animal até o consumidor, com ênfase em tecnologia, processamento de produtos cárneos e ciência da carne, além de desenvolver prestações de serviços relacionadas às análises de qualidade de carne, nas diversas espécies produtivas (aves, suínos, ovinos e bovinos). O laboratório realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, capacitando, promovendo o conhecimento científico e técnico e disponibilizando resultados das pesquisas em eventos técnicos, revistas e programas televisivos voltados ao setor agropecuário.

MISSÃO

“Conduzir pesquisas, orientar e prover o conhecimento científico e prático, com finalidade de promover o ensino, pesquisa e extensão em ciência da carne.”

VISÃO

“Compromisso com a qualidade dos dados e conhecimento gerado, na busca de excelência e valorização do nosso trabalho, a fim de se tornar um laboratório de referência para pesquisas na área de ciência da carne, com informações úteis e relevantes para a cadeia e ciência da carne.”

VALORES

“Compromisso, ética, responsabilidade social, além de disponibilizar resultados de alta confiabilidade. Estimular a capacitação, desenvolvimento do conhecimento e a evolução nas práticas de trabalho em nosso laboratório.”

ATIVIDADES DE ENSINO

Graduação FMVZ e FZEA

Disciplinas ministradas:

• Tecnologia de Produtos de Origem Animal;
  • Tecnologia e Inspeção de Carne e Derivados.

Pós-Graduação FMVZ e FZEA

• Disciplinas ministradas:

• Fundamentos da Ciência da Carne;
  • Tópicos em Ciência da Carne.

PRINCIPAIS ANÁLISES REALIZADAS

• Acompanhamento de abate e desossa
  • Avaliação de carcaças
  • Colheita de amostras para análises de qualidade de carne
  • Força de cisalhamento;
  • Perdas por cocção;
  • pH;
  • Cor;
  • Escore de marmorização;
  • Espessura de gordura subcutânea;
  • Área de olho de lombo;
  • Perfil de ácidos graxos;
  • Ultrassonografia de carcaça;
  • Colesterol;
  • Colágeno.
  • Trabalhamos em parceria com outros laboratórios para a realização de análises moleculares, avaliação sensorial, fibra muscular, análise de composição centesimal e outros serviços.

ATIVIDADES DE PESQUISA EM PÓS GRADUAÇÃO

• Desempenho, características de carcaça, qualidade de carne, perfil de ácidos graxos, perfil proteico e aspectos moleculares de adipogênese em bovinos Angus x Nelore em diferentes condições sexuais, bovinos Rubia Gallega x Nelore e bovinos Nelore com diferentes potenciais genéticos para deposição de gordura;

• Influência da condição sexual de bovinos cruzados Angus x Nelore terminados em confinamento sobre a proteólise post mortem e maciez da carne;

• Ação de aditivos homeopáticos sobre o desempenho, saúde ruminal, hepática e qualidade de carne de bovinos Nelore confinados;

• Influência do manejo nutricional na recria e terminação sobre o crescimento e atributos de carcaça e carne de bovinos de corte;

• Efeito da maturação e grau de marmorização na qualidade de carne suína;

• Efeito dos óleos funcionais na qualidade de carne e exigência nutricional de ovinos;

• Influência dos glicosaminoglicanos e manganês sobre alterações do músculo pectoralis major, do desempenho zootécnico, características de carcaça e qualidade da carne de frangos de corte;

• Diferença esperada na progênie (DEP) para precocidade de tourinhos Nelore e sua relação entre adipogênese, fibrogênese, lipogênese e metabolismo lipídico;

• Caracterização do perfil de ácidos graxos de cortes cárneos e expressão de genes associados à adipogênese em bovinos Angus x Nelore de diferentes condições sexuais;

• Determinação das exigências nutricionais para mantença e ganho de peso de cordeiros de diferentes grupos genéticos;

• Efeito da taxa de crescimento no período pré-desmame, pós-desmame sobre os atributos da carcaça e carne em bovinos Nelore terminados em confinamento;

• Seleção genômica para características de importância econômica em bovinos nelore;

• Proteínas de choque térmico e sua relação com a carne de bovinos cruzados de diferentes condições sexuais.

• Qualidade da carne de bovinos Nelore e Rubia Gallega x Nelore terminados em confinamento.

*Publicamos trabalhos no International Congress of Meat Science and Technology (ICoMST), publicados desde 1955 e disponíveis on-line.

Acesse: http://icomst-proceedings.helsinki.fi/

Redes Sociais: