Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Francisco Palma Rennó

1-Objetivos

– Promover condições adequadas para a realização de análises laboratoriais para avaliação do metabolismo e fisiologia animal, propiciando acesso as atuais metodologias de pesquisa para atender a demanda crescente das pesquisas em Nutrição e Produção Animal.

– Possibilitar condições para a execução de pesquisas de inovação tecnológica e com perfil multidisciplinar, sendo unidade de referência para auxiliar o desenvolvimento de pesquisas e que seja capaz de atender a demanda dos professores da FMVZ e demais unidades da USP

– Permitir o treinamento de estudantes de pós-graduação e de graduação em análises laboratoriais e técnicas de pesquisa.

2 –Infra-estrutura

O LBFA possui área total de aproximadamente 80 m2, sendo quatros salas que possuem em suas dependências equipamentos para avaliação odo metabolismo animal. Como equipamentos de maior relevância destaca-se sistema de cromatografia a gás com injetor automático, analisador automático bioquímica sanguínea, leitora de microplacas multicanal, centrífuga refrigerada de alta velocidade, entre outros. Estes equipamentos permitem ampla avaliação odo metabolismo e fisiologia animal. São realizadas análises de metabolitos no sangue, derivados de purinas para avaliação da síntese de proteína microbiana ruminal, perfil de ácidos graxos de cadeia curta no líquido ruminal, perfil de ácidos graxos no leite, sangue, carne, digesta e alimentos, entre outras análises.